BREVE RESUMO HISTÓRICO
O Jack Russell Terrier é originário da Inglaterra nos anos de 1800 graças aos esforços do Reverendo John Russell. Ele desenvolveu uma linhagem de Fox Terriers para satisfazer suas necessidades de um cão para correr com seus Foxhounds e fosse ao chão para expulsar a raposa e outros pequenos animais de suas tocas. Duas variedades foram envolvidas, basicamente com padrões similares, exceto por algumas diferenças, principalmente, em altura e proporções. O cão mais alto e de construção mais quadrada é conhecido como Parson Russell Terrier; e o menor, proporcionado ligeiramente mais comprido, é conhecido como Jack Russell Terrier.

APARÊNCIA GERAL
Um forte, ativo e ágil Terrier de trabalho, com grande caráter, com corpo flexível e de comprimento médio. Seus movimentos inteligentes combinam com sua expressão aguda. Cauda cortada é opcional e a pelagem pode ser lisa, áspera ou quebrada.

PROPORÇÕES IMPORTANTES
O cão é, em seu todo, mais comprido do que alto, isto é, retangular. A profundidade do corpo, da cernelha à ponta do esterno, deve ter o mesmo comprimento dos membros anteriores do cotovelo ao solo. O perímetro atrás dos cotovelos deve ser de cerca de 40 a 43 cm.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO
Um Terrier cheio de vida, alerta e ativo, com uma expressão aguçada e inteligente. Corajoso e destemido, amigável, mas de uma tranqüila confiança.

TAMANHO / PESO
Altura ideal na cernelha: 25 cm a 30 cm.
Peso: Sendo o equivalente a 1 kg para cada 5 cm de altura, isto é, um cão de 25 cm de altura deve pesar aproximadamente 5kg, e um cão de 30cm de altura deve pesar 6kg.


Padrão da Raça

Padrão completo no link:

http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_81.pdf